Ganhar ou Competir: O II Prêmio Alagoano de Blogs!

O importante é competir, ganhar não é tão importante. Balela! Ganhar é bom sim. Todos nós queremos ser bons (ou os melhores) em alguma coisa. Eu pensava nisso quando (ontem) fiz checkin no Foursquare e brinquei que queria ‘tomar’ uma prefeitura do @Ronaldfar, e tenho pensado desde a festa do #PremioAlagoanodeBlogs. Ganhar significa o reconhecimento provado por A+B que somos bons, que fizemos tudo direito, que somos o ‘the best’!

Somos competitivos por natureza. (@Quebreabanca que o diga) Brigamos todos os dias por espaço. No trabalho, nos relacionamentos, na nossa casa, no ônibus, na fila do supermercado ou do banco. Já pensou chegar num lugar com fila e poder dizer: ‘Dá licença, meu lugar é lá na frente. Sou o Primeiro desta fila. Conquistei esse direito” Parece bizarro e egoísta, mas é o que gostaríamos de poder fazer, se existisse uma competição para isto.

Meus conhecimentos no ramo da antropologia e da psicologia são poucos pra explicar o motivo de certos comportamento humanos. Minha leitura é pouca. Mas ela não vem ao caso. Minha opinião sobre o tema, não é baseada em livro, mas em minha própria percepção e vivência. E ela me diz que existem vitórias e ‘vitórias’. E no II Prêmio Alagoano de blogs somos sim, TODOS, vencedores. Conquistamos um espaço, mostramos nossa cara e nossa opinião, nos unimos. Reconhecemos o trabalho, o valor e a importância de todos que fizeram parte desse movimento, desde o I EBA.

Eu e Ronaldo tentando 'ganhar' do suspensório do Marques! 🙂

Voltamos pra casa com mais do que um trofeu, ou com a ausência dele, voltamos com a sensação de que existimos, nos reconhecemos no olhar, nas palavras e na presença uns dos outros. Algúem pode pensar: “ah você esta dizendo isso porque não estava concorrendo, porque faz parte da organização do prêmio”. Mas não é verdade. Também senti, por alguns blogueiros que admiro muito, não terem ganho a premiação propriamente dita. Mas não desisti deles, e espero que eles não desistam de produzir conteúdo relevante e de qualidade.

Recentemente, li o post do @RichardPlacido (que por sinal, é um dos meus blogueiros favoritos e não estava entre os finalistas) e me emocionei muito. Eu não poderia deixar de citar o blog do @RaphaDoisreais, da @ValnaDantas, o @BlogImensuravel, do @Vitorluz_, do @Sergiocoutinho, do @AlbertoAntunes, o Biscuitar (que foi muito incetivado por mim, pra que fosse criado), o Maynart Futebol Clube, o Sururu Digital e tantos outros, que estou quase sendo injusta em citar nomes enquanto escrevo e corro o risco de esquecer algum. Vocês não são apenas Vencedores porque ficaram entre os Top Cinco ou porque estavam lá, mas porque são importantes pra esse movimento que já é tão forte, independente, que faz a gente pensar, que não tem idade e que traz tanta informação e tantas alegrias e descobertas pra todos nós.

Ganhar é bom? Sim! Faz bem pro ego, dá notoriedade? Sim. Mas existir e fazer parte da história atual da Blogosfera Alagoana é um prêmio que nos coloca lá na frente, no primeiro lugar da fila que queremos ter o direito de estar. A fila que nos liberta atraves da educação, da leitura, da difusão da cultura, do processo criativo, da liberdade e da expressão do que somos e sentimos.

Pra quem saiu com o troféu nas mãos: Parabéns! Foi merecido! Pra quem não saiu: Não desista. Produza mais conteúdo e melhor. Leia mais, pesquise, estude, continue tratando seu blog com carinho, dedique-se a ele(ainda mais), compartilhe informação, aprenda, faça produções colaborativas. Siga em frente! Troféus são importantes, mas no nosso caso, são apenas troféus.

Blogar é o maior prêmio!

E viva o II Prêmio Alagoano de Blogs!

O @papoblogueiro de hoje foi sobre todos nós. Nossas conquistas, nosso valor e nosso espaço.

beijo grande!

@PaulaMontnegro

9 comentários
  1. ronaldfar disse:

    Parabéns pelo post Ana, mandou muito bem!
    Tenho essa mesma sensação.
    Quando se trata de uma blogosfera, cada ator, blogueir@, faz parte da história que é contada.
    Conheci muitos blogs na nessa segunda edição do prêmio.
    Espero que na próxima edição os contadores dessa história só aumentem!
    Parabéns a todos!
    =]

  2. Verdade, Paula! Eu gostaria muito de ganhar, quem não gosta? Concordo contigo que nós estamos ajudando a blogosfera a crescer e eu gostei de quem ganhou, pois demonstrou que foi uma concorrência honesta, sem burlar votos ou escolher os seus prediletos individuais.

    Bom que todo ano sejam pessoas diferentes as vencedoras, para que todos se empolguem e faça, como você disse, diferente a cada ano, evoluir sempre.

    Beijos!!!

    É bom demais estar em cada evento que você organiza, você é d+.

  3. É isso Ana. Parabéns ao evento, independente de vencedores, vencer depende do ponto de vista de cada um. Como falei na festa de premiação, o importante foi juntar a massa criativa e pensante deste estado, e elevar o nome de ALAGOAS. Somos guerreiros e todos nós precisamos buscar o nosso lugar de alagoano. Produzimos sim, conteúdo de qualidade, todos nós. E temos atravessado fronteiras, tenho certeza disso.

    Parabéns mais uma vez…

  4. Todo mundo quer puxar a brasa para a sua sardinha. Não há aquele que não deseje a vitória só para si, como você bem falou, Paula. Ganhar sozinho é muito bom, mas ganhar em grupo, em categoria, faz-se muito melhor. E essa iniciativa do prêmio significa uma vitória imensa para a blogosfera alagoana. Isso, sim, é muito mais importante do que qualquer troféu. Parabéns por ser parte da iniciativa dos EBAs e dos prêmios. E pela qualidade do texto também.

  5. Incentivadora para o blog Biscuitar, só bastou uma conversa pra Ana me empolgar e criar um blog sobre a minha habilidade em modelar. E foi com essa empolgação que participei do 2º Premio Alagoano de Blogs, não levei o prêmio palpável, mas tenham certeza que para mim, o mais importante foi participar, pq como disse Sururu Digital: “vencer depende do ponto de vista de cada um”. e eu venci pq ganhei elogios e mais gás de empolgação para melhorar onde preciso e ir rumo ao 3º Premio, e confesso, será novamente muito importante competir, porque no final só tenho a ganhar.
    Parabéns a organização, adorei tudooo!!!

  6. Tmb gostei muito do evento. Espero que até o próximo ano existam outros encontros para criar e estreitar laços com os outros blogueiros do Estado. Parabéns a todos.

Deixe um comentário

